Oficina teatral discute papel do ator em cena

Promovida pela Fundação Franklin Cascaes, atividade gratuitaserá realizada pelo premiado ator e diretor teatral, Ribamar Ribeiro, do grupo Os Ciclomáticos Companhia Teatral (RJ)



Despojamento de qualquer vício do ator, fazendo dos personagens um novo ser, interpretado a cada momento. Essa é a proposta de trabalho do professor de artes cênicas, ator e diretor teatral, Ribamar Ribeiro, do grupo Os Ciclomáticos Companhia Teatral (RJ), que ministra em Florianópolis a oficina ‘O Ator Autoral e seu Corpo’. Promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), o evento acontece gratuitamente de terça a quinta-feira (15 a 17/03), como parte da agenda cultural alusiva ao aniversário da cidade.



Limitada a 20 participantes, a oficina teatral será realizada das 14h às 18h e das 19h às 22h, na terça e quarta-feira, no Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO), com diretores teatrais e atores. Na quinta-feira, na Casa das Máquinas, das 9h às 12h e das 14h às 19h, ocorre uma demonstração técnica do processo de trabalho da Cia. Os Ciclomáticos.



A oficina tem como objetivo promover um exercício de interpretação onde os participantes se entreguem à forma física, permitindo liberdade na atuação, no desenvolvimento da musculatura e dos sentimentos. A proposta é revelar o ator consciente, que sabe utilizar seus objetos de estudo – o corpo, a voz e a alma cênica – transformando-os em movimento, interpretação e impulsos verdadeiros, mesmo quando há uma marcação assumida no espetáculo.



Diretor premiado

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ribamar Ribeiro é ator, diretor, autor, professor de artes cênicas, produtor e sonoplasta. Dirigiu e escreveu mais de 30 espetáculos teatrais, entre eles, ‘Sobre Mentiras e Segredos’, peça apresentada na 17ª edição do Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo.



Há mais de cinco anos, Ribamar Ribeiro coordena o Curso de Interpretação e Direção Teatral do Senac/Rio, onde possui um Núcleo de Investigação Teatral no qual desenvolve uma proposta ousada e nova de releitura de clássicos teatrais, transportando-os para a linguagem narrativa e corporal.



Como dramaturgo escreveu dramas, comédias e textos para a infância e juventude. Como ator já trabalhou com André Paes Leme, Marília Martins, José da Costa e Nanci de Freitas, conquistando mais de 30 prêmios em todo o Brasil. Destacam-se entre eles, os prêmios Pruri, Elisabeth Savala e Fenata, na área de Direção e Atuação. Em 2009 recebeu o Prêmio Paschoalino Especial do Júri por ser multiplicador de ações teatrais no Rio de Janeiro.



Além de sua formação artística como ator e diretor, Ribeiro realiza uma pesquisa aprofundada no Teatro Social. Estudou com Antônio Abujamra em São Paulo e atuou no espetáculo Os Possessos, na Funarte, assim como no Projeto Geografia da Palavra, por meio do Ministério da Cultura.



Atualmente é Diretor Artístico e integrante da Cia. de Teatro Fios da Roca, Os Cênicos Cia. de Teatro, Grupo Di-ferente (Uberlândia/MG) e Grupo Cutucurim (Angra dos Reis/RJ), além de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro (Rio de Janeiro/RJ).



Com 14 anos de existência, o grupo Os Ciclomáticos nasceu no subúrbio carioca e hoje acumula mais de 200 prêmios pelo Brasil. Associação cultural sem fins lucrativos, a Cia. tem por objetivo principal a discussão, pesquisa, difusão e montagem de espetáculos com linguagem própria, revisitando autores de expressão mundial, como Garcia Lorca, Sófocles, entre outros. O grupo promove ainda o projeto social Os Ciclomáticos DNA, que consiste no desenvolvimento pessoal, artístico e profissional de jovens de comunidades de baixa renda da região do Grande Irajá.



Serviço:


O Quê: Oficina Teatral ‘O Ator Autoral e seu Corpo’

Ribamar Ribeiro (Os Ciclomáticos Cia de Teatro, Rio de Janeiro/RJ)

Quando: terça e quarta-feira (15 e 16/03) –14h às 18h e 19h às 22h

Onde: Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO)

Escadaria da Rua Pedro Soares nº 15 – Centro

Fundos do Colégio Bom Jesus

(48) 3222-0529

Quanto: gratuito (vagas limitadas)


O Quê: Demonstração do processo de trabalho da Cia Os Ciclomáticos Ribamar Ribeiro (Os Ciclomáticos Cia de Teatro, Rio de Janeiro/RJ)

Quando: quinta-feira (17/03) – 9h às 12h e 14h às 19h

Onde: Casa das Máquinas

Rua Henrique Veras do Nascimento nº 50 – Lagoa da Conceição

Quanto: gratuito (vagas limitadas)


Fontes:

Fundação Franklin Cascaes: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes/?pagina=notpagina&menu=3¬i=3747

Site De olho na ilha: http://www.deolhonailha.com.br/noticias/noticia.php?id=14356

http://www.adjorisc.com.br/servicos/oficina-teatral-discute-papel-do-ator-em-cena-inscric-es-gratuitas-1.426973?print=true

Comentários

Postagens mais visitadas