Notícias do Paraná

amargasalmas, único espetáculo da cidade do Rio de Janeiro no FENATA.


FENATA 2010 - FESTIVAL MOVIMENTA TEMPORADA TEATRAL EM PONTA GROSSA
29/10/2010 - 00:00 AM

Ponta Grossa deverá viver uma temporada teatral das mais movimentadas, a partir de quinta-feira próxima, dia 4, dentro da trajetória ininterrupta do “Festival Nacional de Teatro (Fenata)”. Em sua trigésima oitava edição, cujas seis mostras em sua programação se estendem até dia 11 de novembro, o festival promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através da Proex – Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais – DAC – Divisão de Assuntos Culturais / Seção de Difusão Cultural, apresenta 25 espetáculos de 22 grupos teatrais procedentes de seis estados brasileiros, nas categorias ‘adulto’, ‘para crianças’, ‘teatro de rua’ e de ‘bonecos e animação’ (para adultos e crianças).
Além dessas mostras competitivas (adulto e para crianças) e não concorrentes (espetáculos de rua e de bonecos e animação), o ‘38º Fenata’ conta também com diversas apresentações pelas mostras ‘paralela’ e ‘especial’, que ocupam vários espaços em auditórios alternativos, escolas, igreja e shopping, bem como entidades assistenciais, CMEI’s (centros municipais de educação infantil) e outras instituições de Ponta Grossa, Palmeira e Carambeí. Com públicos que alcançaram mais de 20 mil pessoas em 2009, o ‘Fenata 2010’ poderá bater novo recorde em plateias, segundo prevê Cláudio Jorge Guimarães, coordenador geral do evento. “O festival cresce ano após ano em todos os sentidos, despertando cada vez mais interesse pelo Brasil afora, haja visto a participação em número de grupos inscritos nesta edição, que recebeu 120 inscrições de 12 estados da federação, representando diversas localidades de norte a sul do país”, registra Guimarães.
PARCERIAS E APOIOS
Com projeção em nível nacional, desde novembro de 1973, a realização da UEPG /Proex-DAC / Fundação de Apoio à UEPG (Fauepg) conta com parcerias através de patrocinadores, que também fazem parte deste espetáculo: Ministério da Cultura / Lei de Incentivo à Cultura, CCR RodoNorte, Caixa Econômica Federal, Tratornew / New Holland – Tratorcase – Magparaná S/A, Colégio Sepam, Lojas MM-Mercadomóveis, CVL Automóveis – Comércio de Veículos Ltda., Winner Chemical e TransPrimo – Transportadora Primo. Ainda como parcerias que somam forças em sua promoção, a comissão organizadora do festival registra as presenças da Prefeitura de Ponta Grossa / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Colégio Marista Pio XII, SESC-Paraná / Sistema Fecomércio e prefeituras municipais de Carambeí e Palmeira; assim como apoios da TV Educativa de Ponta Grossa, RPC TV-Rede Paranaense de Comunicação-Ponta Grossa, TVM Canal 14, Ideia Três Arquitetura de Negócios e Viação Campos Gerais. Confira a seguir as peças da ‘mostra competitiva adulto’, com as sinopses de cada espetáculo em sessões às 20h30, no Cine-Teatro Ópera. A programação das outras mostras, bem como da mostra adulto (horários, locais, grupos, classificação, autores e diretores), poderão também ser conferidas abaixo.



AMARGASALMAS - GRUPO OS CICLOMÁTICOS COMPANHIA DE TEATRO - RIO DE JANEIRO - RJ

7/11 (domingo)
20h30 – Espetáculo Adulto
Peça: AMARGASALMAS

Quatro mulheres a bordar

Drama envolvente escrito e dirigido por Ribamar Ribeiro, “amargasalmas” – como escreve seu autor - ou “AmargasAlmas” tem sua encenação ‘recheada de surpresas’, mantendo a atenção da plateia do princípio ao fim. O espetáculo da trupe carioca, “Os Ciclomáticos Cia de Teatro”, trata o universo feminino, com todas as suas dores e sensações, de forma sutil e inebriante, através de um jogo cênico em que a troca de papéis e as “brincadeiras”, em meio às cinco personagens femininas, tornam-se reveladoras. Ao longo da ação da peça, quatro mulheres sempre a bordar -quatro irmãs. Uma casa onde a espera e a aspereza são o mote na relação entre elas. Segredos entrelaçados. Um jogo de poder, onde Úrsula, a irmã mais jovem, passa por humilhações e maldades, principalmente, por parte de Astorga, a irmã mais velha. Esta, por sua vez, possui segredos que farão com que a realidade entre elas se destrua repentinamente. Só uma estranha que está na casa pode trazer as respostas. O que é real? O que é ilusão? Que segredo é esse?
Na proposta de montagem do grupo, a direção traz a leveza e a dureza dessas cinco mulheres através de marcas bem definidas, cenas onde o feminino, o materno e a beleza são acentuados. A sonoplastia também acompanha a força da cena, entrando como uma personagem a mais, sendo colocada tanto como interventora da cena, como dando “tom” ao momento. Os figurinos também se interligam com essas mulheres, que buscam na beleza as suas respostas. Com um cenário composto por bancos, como objeto que se transformam pela encenação, ‘amargasalmas’ se mostra feminino e forte, denso e forte: cinco mulheres, destinos cruzados. O espetáculo dos ‘Ciclomáticos’ conta com o desempenho das atrizes Carla Merirelles (Astorga), Fabíola Rodrigues (Miriam / Antonia), Fernanda Dias (Úrsula), Juliana Santos (Amélia) e Nívea Nascimento (Rebeca).

Fonte: http://www.tibagi.uepg.br/uepgnoticias/noticia.asp?Page=8968

Comentários

Postagens mais visitadas