Notícias do Rio






Mostra Norte de Teatro e Mostra Norte de Música

A Atores de Laura, companhia de teatro dirigida por Susanna Kruger e Daniel Herz, é uma exceção no Brasil. Após conquistar uma sede - uma das metas mais importantes de uma companhia de teatro estável - há oito anos, o Teatro Miguel Falabella – NorteShopping, resolveu conquistar a essência do teatro e da música, o público.

Como comemorar os 15 anos de atividade, que serão completados em 2008? A resposta foi rápida: Mostra Norte de Teatro. No lugar de um novo espetáculo (a cia está em cartaz com a elogiada Ensaios de Mulheres), partiram para uma solução tão peculiar quanto generosa. Abriu seu espaço para grupos que não tiveram em sua trajetória a mesma oportunidade, a de contar com um teatro, seja para apresentar regularmente seu repertório, ensaiar ou criar oficinas, enfim, dar corpo físico às atividades pensadas.

“É a retomada da ação inicial do projeto de ocupação artística do Teatro Miguel Falabella, e também da essência da própria companhia: a formação de público. Nada melhor do que apresentar o trabalho de quem vive teatro 24 horas por dia e daqueles que escolheram a música clássica como meio de vida”, completa Susanna.

Assim, durante dez meses, a partir do dia 13 de fevereiro, um intercâmbio estético entre os diversos modos de trabalho daqueles que integram a Associação de Grupos e Cias. de Teatro do Rio de Janeiro poderá ser assistido, a preços poulares(R$ 5,00). Os grupos irão ocupar as terças e quartas-feiras. São três módulos, de fevereiro a outubro, cada qual com três companhias que apresentarão duas peças de seus repertórios simultaneamente, darão oficinas de teatro gratuitas para os alunos do Teatro Miguel Falabella (o público pode se inscrever como ouvinte) e estimularão os debates, após as sessões. Fechando cada módulo, companhias mais experientes promoverão mesas redondas.

A Mostra Norte de Teatro deu filhote. Para formar entre o público da Zona Norte o gosto pela música clássica, foi pautada também uma mostra de música de câmera. Uma vez por mês, sob a direção artística do maestro Wendell Kettle, quem quiser descobrir os segredos da música clássica vai contar com concertos bem didáticos, a preços populares. Nasceu assim a Mostra Norte de Música.
“O mais importante ainda é o público e é em sua direção que o teatro deve se voltar. Sem ele nosso ofício perde sua razão de existir”, finaliza a diretora artística.

Módulo 1 (fevereiro, março, abril)
Abertura: 13 de fevereiro, 20 h, grátis (retirada de senhas 1h antes)
Espetáculo “Ensaios de Mulheres“, da Atores de Laura
Performance musical do Quarteto Mania de Sax

. Primeira Cia
OS CICLOMÁTICOS
20, 26 e 27 de fevereiro/ 4 e 5 de março
Oficina –11 de março, terça-feira (inscrições gratuitas, no teatro)

Música
QUINTESSÊNCIA - 12 de março, quarta-feira, 19 h

. Segunda Cia
TROPEL
19, 25 e 26 de março/ 1º e 2 de abril
Oficina – 8 de abril, terça-feira (inscrições gratuitas, no teatro)

Música
MANIA de SAX – 9 de abril quarta-feira, 19 h

. Terceira Cia
SARÇA DE HOREB
16, 22 e 23/ 29 e 30 de abril
Oficina – terça-feira, 6 de maio (inscrições gratuitas, no teatro)

. MESA REDONDA ENTRE AS TRÊS PRIMEIRAS CIAS(Grátis).
7 de maio, quarta-feira, 20 h. Mediadores: Cia. Dos Atores

OS CICLOMÁTICOS

Os Ciclomáticos Cia. de Teatro completa 12 anos em 2008 e é formado por profissionais de diversas áreas do fazer teatral como atores, diretores, dramaturgos, cenógrafos, figurinistas, iluminadores e maquiadores.

SUPER COFFIN ou SONHO DE UMA NOITE DE VELÓRIO(18 h)
Classificação livre
“Benvindo Funerária” está para completar 25 anos de atuação no país e o proprietário resolve fazer uma campanha promocional em comemoração ao cliente 50 mil que está para alcançar. A campanha é um desastre! Texto: Odir Ramos da Costa, Direção: Renato Neves.

SOBRE MENTIRAS E SEGREDOS (20h)
Classificação 16 anos
Alice, com seus 14 anos, vai ao ginecologista por ordem do pai. Uma tragédia: Ela vai ser mãe! Uma comédia baseada em um estudo sobre o universo de Nelson Rodrigues, com mais de 50 prêmios em todo o Brasil. Texto e Direção: Ribamar Ribeiro.

Oficina - A Construção do Ator
Participantes: no máximo 30
Público alvo: a partir de 16 anos
Consiste num exercício de interpretação onde os participantes deverão se entregar à força física, permitindo assim a liberdade na atuação, chegando ao desenvolvimento básico da musculatura e dos sentimentos. Ministrante: Ribamar Ribeiro: escritor, ator, diretor artístico de Os Ciclomáticos Cia. de Teatro. Possui mais de 30 prêmios em Festivais de todo o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas