Prefeito divulga vencedores do 2º Festival Nacional de Teatro


“Sobre Mentiras e Segredos”, do grupo Os Ciclomáticos Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro (RJ), foi o grande vencedor do 2º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, recebendo das mãos do prefeito Alberto Bejani os prêmios de Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Figurino e Melhor Texto Original.

A peça “Balada de um Palhaço”, do Grupo de Teatro Arte & Fatos, de Goiânia (GO), também se destacou na mostra, sagrando-se vencedora nas categorias: Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Cenário. Igual número de premiações recebeu o espetáculo “A Árvore dos Mamulengos”, da Cia. Teatral O Clã de Nós, do Rio de Janeiro (RJ), que arrematou os troféus de Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante. De Juiz de Fora, a peça “Gota d’Água”, destacou-se como Melhor Trilha Sonora, assinada por Fernando Muzzi.Na noite de premiação, que reuniu cerca de 1.500 pessoas, no último domingo, dia 9, no Cine-Theatro Central, o prefeito destacou o compromisso de sua administração com as artes cênicas.

Também prestigiando a cerimônia, a atriz Elizabeth Savala agradeceu a homenagem feita pelo município, que deu seu nome ao troféu entregue nesta edição, e elogiou o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora ao teatro, uma arte que, segundo ela, tem recebido pouca atenção no cenário brasileiro.O 2º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, organizado pela Funalfa, em parceria com a Associação de Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora (Apac/JF), Associação dos Artistas de Juiz de Fora e Região (Associarte) e Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas (Sinparc) registrou média de 600 espectadores por espetáculo, atingindo as mais variadas faixas etárias.

Foram apresentadas 13 montagens, 12 das quais participaram da mostra competitiva. ColetivaBejani destacou, em coletiva à imprensa, na manhã desta segunda-feira, dia 10, que levar cultura e educação ao povo é uma marca de seu governo. “A exemplo do FestLer, que projeta o nome de nossa cidade para todo o país, o Festival de Teatro mobiliza toda a cidade, desde o pipoqueiro ao dono do restaurante.” Para o próximo ano o prefeito informou que já manteve contato com embaixadores latino-americanos, durante visita à Argentina, para transformar a mostra em evento aberto aos países do Mercosul, engrandecendo assim ainda mais o festival.

O prefeito também antecipou que estuda trazer para Juiz de Fora um projeto cultural desenvolvido pela atriz Elizabeth Savala em comunidades carentes do Rio de Janeiro. A idéia é montar a peça “Friziléia, uma esposa à beira de um ataque de nervos”, levando-a a bairros de regiões do município, que não têm o hábito de consumir este tipo de lazer, por dificuldades financeiras e de locomoção, por exemplo. Ele pontuou que a Funalfa tem o papel de democratizar a cultura e assim o tem feito com projetos como o “Meu bairro faz arte”. “Ações como essas contribuem para abrir a mente e ampliar o alcance do cidadão”, afirmou.Já a atriz Elizabeth Savala elogiou a postura do prefeito. “É raro ver um homem público que tenha visão de que a arte não é algo supérfluo, se preocupando em levá-la até o povo como necessidade básica.”

Confira a premiação:

Melhor Espetáculo Adulto - “Sobre Mentiras e Segredos”, Os Ciclomáticos Cia. de Teatro, (RJ).

Melhor Figurino - André Vital, por “Sobre Mentiras e Segredos”, Os Ciclomáticos Cia. de Teatro /RJ.

Melhor Texto Original - Ribamar Ribeiro, por “Sobre Mentiras e Segredos”, Os Ciclomáticos Cia. de Teatro, RJ.

Indicações:

Melhor Direção: Ribamar Ribeiro, Sobre Mentiras e Segredos

Melhor Espetáculo Infantil: Antes que o Galo Cante

Melhor Atriz: Juliana Santos, Sobre Mentiras e Segredos

Melhor Cenografia: Cachalote Mattos, Antes que o Galo Cante

*Outras informações com a Assessoria de Imprensa da Funalfa pelo telefone 3690-7044.

Comentários

Thais Thomaz disse…
Prêmio mais que merecido!!!

PARABÉNS!!!

Postagens mais visitadas